terça-feira, 10 de outubro de 2017

António Brandão de Pinho traça o perfil biográfico e genealógico de Gentil Moreira de Sousa


Sendo ainda raras entre nós as biografias como formas literárias, o certo é que estas assumem cada vez mais destaque. Com efeito, não há duas vidas nem dois percursos de vida iguais. Algumas vidas e percursos são mesmo notáveis, com exemplos e particularidades dignas de destaque. Há circunstâncias de vida, estórias e memórias que devem ser perpetuadas e conhecidas pelas gerações contemporâneas e vindouras.
Por outro lado, suscita cada vez mais curiosidade o conhecimento da família para além da memória pessoal ou transmitida. Da família para além dos avós. Donde vieram? O que fizeram? Que nomes tiveram? Constituem perguntas, cujas respostas, ricas de dados e informação, preenchem as mais belas páginas da história de cada um.
Foi com estes propósitos que António Brandão de Pinho, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Defesa do Património Arouquense traçou mais um perfil biográfico e genealógico. Desta feita, de Gentil Moreira de Sousa, empresário luso-brasileiro, natural de Arouca, agraciado com vários reconhecimentos e condecorações pelos Estados do Brasil e Portugal.
O trabalho em apreço, com cerca de 80 páginas, em formato A4, compreende aspectos da vida do biografado, mas também da história de Arouca ao tempo da sua meninice e juventude, que decorreu entre 1929, data em que nasceu, e 1951, data em que emigrou para o Brasil. O perfil genealógico dá a conhecer os seus ascendentes até 1650 e os registos de nascimento, casamento e passamento dos mesmos. O formato do trabalho é assim propositado a possibilitar a leitura dos mais antigos documentos, bem como a observar as diversas fotografias de família que ilustram o trabalho.

Sem comentários:

Publicar um comentário