AS ORDENANÇAS DE UM CONCELHO - ALVARENGA, da autoria do Professor António Dias Madureira, é a última edição da ADPA - Associação de Defesa do Património Arouquense.
Apresentado no contexto das comemorações dos quinhentos anos da atribuição do Foral a Alvarenga, por D. Manuel I, que tiveram lugar no passado primeiro fim-de-semana de maio, este trabalho, a que o autor e filho da terra se dedicou nos últimos tempos, debruça-se sobre as Ordenanças no antigo concelho de Alvarenga. Para além do mais, este tema, uma velha paixão que o autor em tão oportuno momento da história de Alvarenga resolveu recuperar, comporta muito da vida de alguns dos antepassados da terra, que a partir de agora passarão a fazer parte do curso da história local e da vida colectiva dos alvarenguenses. Mas, o interesse desta obra extravasa em muito os limites daquele antigo concelho, incorporado no de Arouca em 1836, dadas as importantes achegas que fornece para o estudo das Ordenanças a nível local.
"O lançamento do livro de António Madureira vai deixar um marco para as gerações futuras", referiu José Artur Neves, presidente da Câmara Municipal de Arouca.
![]() |
Professor António Madureira durante a apresentação do seu trabalho |
Sem comentários:
Publicar um comentário