sábado, 19 de maio de 2012

REVISTA "O OCCIDENTE"


A antiga Revista "O Occidente", contendo um artigo e diveros desenhos sobre Arouca, encontra-se disponível online (clicar sobre a imagem).
O Occidente, Revista Ilustrada de Portugal e do Estrangeiro (na grafia da época O Occidente, Revista Illustrada de Portugal e do Extrangeiro) foi um revista ilustrada editada em Lisboa de 1 de Janeiro de 1878 a 1909, que publicou 31 volumes anuais. A qualidade gráfica e literária desta publicação foi notável no panorama português, tendo merecido numerosos prémios, entre os quais nas exposições de Paris (1878), Lisboa (1888), Antuérpia (1894), Saint Louis (1895), Paris (1900) e Lovaina (1907). Teve entre os seus colaboradores grandes vultos da intelectualidade portuguesa, entre os quais Guerra Junqueiro, Maria Amália Vaz de Carvalho, Pinheiro Chagas, Cesário Verde, Luciano Cordeiro, Jaime Batalha Reis, Cândido de Figueiredo, Gonçalves Crespo e Ribeiro Artur.
A revista extinguiu-se em 1909 deixando um extraordinário património artístico e literário, sendo hoje uma das mais importantes fontes de iconografia da época e o repositório de trabalhos de alguns dos maiores vultos da intelectualidade portuguesa de finais do século XIX.

Sem comentários:

Publicar um comentário