sexta-feira, 8 de outubro de 2010

HEMEROTECA DA ADPA

Hemeroteca (do grego heméra, que significa "dia", mais théke, que significa "depósito" ou "colecção"), refere-se a qualquer colecção ou conjunto organizado de periódicos (jornais e/ou revistas). Pode ser uma secção de biblioteca apenas reservada à conservação de material escrito deste gênero, a uma coleção temática de recortes de jornais e revistas ou, mesmo, uma base de dados, em suporte informático, com material proveniente deste tipo de publicações.

Ao longo da sua existência a ADPA recolheu e continua a recolher - junto de particulares e das próprias tipografias -, bem como a organizar e encadernar os periódicos que se publicaram em Arouca desde, pelo menos, 1882, ano em que deu à estampa "O Comércio de Arouca", tido como primeiro periódico publicado em Arouca.
O acervo de que se compõe hoje a HEMEROTECA DA ADPA constitui um depósito único no concelho de Arouca e raro na região. Sendo uma das mais importantes e mais procuradas fontes por todos quantos, forçados pelos seus trabalhos académicos, jornalísticos e/ou particulares, mas, também muitos cidadãos comuns, arrastados pelo conhecimento e curiosidade, procuram saber mais sobre a história e estórias de Arouca e dos Arouquenses.
Esses periódicos, alguns dos quais aqui mostramos de forma breve, podem ser consultados na HEMEROTECA DA ADPA sita na sede da Associação, na ala sul do Mosteiro de Arouca, de segunda a sexta-feira. No entanto, no caso de alguns exemplares, nomeadamente os mais antigos, sob cada vez mais apertadas regras de acesso e consulta.

Deixámos aqui notícia breve de alguns desses jornais.
corrida a página até ao fundo, clicar aí em Mensagens Antigas para continuar na seguinte.

Sem comentários:

Enviar um comentário